Escola maranhense usa o xadrez para motivar os estudantes

Ajudar o estudante a desenvolver habilidades cognitivas, de estratégia, concentração, raciocínio lógico e criatividade é o objetivo do Projeto Xadrez na Escola, um torneio lançado esta semana no Núcleo Avançado de Alcântara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

A competição é voltada para os alunos, mas aberta à comunidade. São aceitos participantes de todas as idades.

O projeto, criado pela professora Fernanda Gomes, resultou da integração das disciplinas gestão, matemática e eletrônica. Segundo Liziane Mesquita, uma das coordenadoras do projeto, a intenção é desenvolver no aluno o raciocínio lógico e levá-lo a fazer uma conexão entre as estratégias de jogo e as do mercado de trabalho.

Os estudantes poderão aplicar essas estratégias futuramente. “A meta é permitir que os alunos entrem no mercado de trabalho de forma mais tranquila e competitiva” disse Liziane.

O torneio, que vai se estender até agosto, conta com 80 participantes.

Ana Júlia Silva de Souza