Livro organizado pelo Coordenador do LEDUM é publicado

No final de maio de 2018, foi disponibilizado à Comunidade Acadêmica o livro Aprendiz, Docência e Escola: novas perspectivas, uma coletânea organizada pelo Coordenador do LEDUM, Paulo Meireles Barguil, que traduz sentimentos e ações, oriunda de estudos e de pesquisas acadêmicas, no âmbito do Eixo Temático Aprendiz, Docência e Escola, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará, tendo à frente os docentes Paulo Meireles Barguil e Luiz Botelho Albuquerque, do Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação, onde procuram empreender investigações que dão vazão às relações entre os aspectos sociais e a constituição do aprendiz, da docência e seus diversos saberes, bem com de espaços-tempos educacionais.

O livro está dividido em três seções: artigos, crônicas e opiniões.

A primeira seção tem 14 artigos – 7 (sete) individuais, 6 (seis) em dupla e 1 (um) de quinteto – escritos por 15 (quinze) autores(as), sendo que 12 (doze) deles atuam em 10 (dez) instituições de Educação Superior – IFCE, IFTO, UECE, UESPI, UEMA, UFC, UFF, UFPI, UFRN e UNILAB. Em todos os artigos, há pelo menos um(a) professor(a) com o título de doutor.

A segunda seção é composta de 111 (cento e onze) crônicas escritas, nos últimos anos, por Eduardo Loureiro Jr, Luiz Botelho Albuquerque e Paulo Meireles Barguil.

A terceira seção apresenta três opiniões escritas pelo Paulo publicadas no Jornal O Povo.

O professor Paulo Meireles Barguil possui 3 capítulos no livro, sendo 2 individuais:

Aprendizes em múltiplos espaços-tempos

Cifranavização: leitura e escrita de registros numéricos

O 3º capítulo foi escrito com os professores Ana Lúcia dos Santos Vieira e Silva (Lilu), Eduardo Loureiro Jr, Elcimar Simão Martins e Luiz Botelho Albuquerque:

Protagonismo discente na (Pós-)Graduação: uma experiência partilha com/por um quinteto docente

O livro pode ser adquirido na Livraria da Faculdade de Educação ou no site da Imprece.