Skip to content
2020
- FREITAS, B. M.; BARGUIL, P. M.; COSTA, E. A. S.; SILVA, W. D. A. Estágio supervisionado e formação interdisciplinar de professores: o contexto da licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da UNILAB. In: SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; FREITAS, Bruno Miranda; COSTA, Elisangela André da Silva (org.). Experiências da formação de professores na escola e na universidade. Porto Alegre: Editora Fi, 2020. p. 136-152.
- PAULA, B. S. S.; RICARTE, E. M. G.; BARGUIL, P. M. O curso de Pedagogia EaD da UFC: avaliação por objetivos. In: LIMA; Marcos Antonio Martins; SILVA, Denize de Melo (org.). Avaliação de programas educacionais: diversidade de estudos e pesquisas. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020. p. 198-212.
2019
- FREITAS, B. M.; BARGUIL, P. M. A contribuição das Histórias de vida e o Método Autobiográfico para a construção da identidade docente. In: ANDRADE, Francisco Ari de; MACIEL, Ilana Maria de Oliveira; FELIX, Antonio Gilvamberto Freitas (org.). Educação Brasileira: peculiaridades e pluralidades. Curitiba: CRV, 2019. p. 33-43.
- FREITAS, B. M.; BARGUIL, P. M.; COSTA, E. A. da S.; SILVA, W. D. A. da. Formação interdisciplinar no contexto da licenciatura em ciências da natureza e matemática da UNILAB. In: SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Maria Kélia da; SILVA; Francisca Natália da; MELO, Maria de Fátima da Silva; MORAIS, Maquézia Emília de; PEREIRA, Brena Kesia Costa (org.). III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade / II Seminário de Avaliação de cursos de Pedagogia. Anais… Mossoró: UERN, 2019. p. 153-164.
- RABELO, J. da S.; BARGUIL, P. M. As contribuições da Neurociência afetiva para a compreensão docente sobre aprendizagem da criança. In: ANDRADE, Francisco Ari de; CHAVES, Flávio Muniz; BARGUIL, Paulo Meireles (org.). Docência: prática e práxis. Curitiba: Appris, 2019. p. 161-176.
2018
- AGUIAR, D. C. V.; BARGUIL, P. M. Autonomia no contexto escolar: perspectivas e contradições. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação Brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 61-72.
- BARGUIL, P. M. Algarismo, número, numeral e dígito: esclarecendo o significado desses termos. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (org.). As Múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 311-332.
- BELO, P. A. de P.; BARGUIL, P. M. A Educação Matemática e o brincar: pressupostos pedagógicos na Educação Infantil. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação Brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 187-196.
- CAVALCANTE, C. O.; BARGUIL, P. M. A orientação espacial na Pré-Escola: analisando os saberes docentes. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (org.). As Múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 811-831.
- MOREIRA, T. G.; BARGUIL, P. M. Educação Matemática e Educação Infantil: práticas pedagógicas na Pré-Escola. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação Brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 233-241.
- SAMPAIO, A. R.; BARGUIL, P. M. Saberes docentes sobre registros numéricos discentes à luz do Sistema Cifranávico. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação Brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 25-37.
2017
- ALMEIDA, G. C.; RABELO, J. S.; BARGUIL, P. M. Contribuições da Educação Matemática para o desenvolvimento integral da criança. In: ROGÉRIO, Pedro; MORAIS, Carolina; CASTRO FILHO, José Aires (org.). Arte, Ciência e Educação: encontros e reencontros na diversidade contemporânea. Fortaleza: Imprece, 2017. p. 82-99.
- BARGUIL, P. M. Aprendizes em múltiplos espaços-tempos. In: BARGUIL, P. M. (org.). Aprendiz, Docência e Escola: novas perspectivas. Fortaleza: Imprece, 2017. p. 199-231.
- BARGUIL, P. M. Cifravanização: leitura e escrita de registros numéricos. In: BARGUIL, P. M. (org.). Aprendiz, Docência e Escola: novas perspectivas. Fortaleza: Imprece, 2017. p. 232-358.
- BARGUIL, P. M. Flex: metáfora da vida: um brinquedo, vários jogos! In: ANDRADE, Francisco Ari de; SOUSA, Alba Patrícia Passos; OLIVEIRA, Dayana Silva (org.). Docência, saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2017. p. 259-278.
- BARGUIL, P. M. Flex memo: aprendizagens inesqueciveis! In: ANDRADE, Francisco Ari de; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; CHAVES, Flávio Muniz (org.). Educação e contemporaneidade: debates e dilemas. Curitiba: CRV, 2017. p. 255-276.
- BARGUIL, P. M. Matrizes da Provinha Brasil: propostas de revisão à luz do Cifranava. In: ANDRADE, Francisco Ari de; SOUSA, Alba Patrícia Passos; OLIVEIRA, Dayana Silva (org.). Docência, saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2017. p. 237-258.
- BARGUIL, P. M.; MORAES, F. R. F.; LENDL, A. Interpretação de enunciados matemáticos: contribuições da Teoria dos Gêneros Discursivos. In: ANDRADE, Francisco Ari de; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; CHAVES, Flávio Muniz (org.). Educação e contemporaneidade: debates e dilemas. Curitiba: CRV, 2017. p. 277-290.
- BARGUIL, P. M.; MOREIRA, T. G. Educação Matemática e Educação Infantil: saberes docentes de pedagogas que lecionam na Pré-Escola. In: ANDRADE, Francisco Ari de; SILVA, Fernanda Maria Diniz da; CHAVES, Flávio Muniz (org.). Palavras docentes. Curitiba: CRV, 2017. p. 235-249.
- SILVA, A. L. dos S. V. e; LOUREIRO JR, E.; MARTINS, E. S.; ALBUQUERQUE, L. B.; BARGUIL, P. M. Protagonismo discente na (Pós-) Graduação: uma experiência partilhada com/por um quinteto docente. In: BARGUIL, Paulo Meireles (org.). Aprendiz, Docência e Escola: novas perspectivas. Fortaleza: Imprece, 2017. p. 59-69.
-
2016
- ALMEIDA, G. C.; BARGUIL, P. M. O conhecimento lógico-matemático e a Educação Infantil. In: ANDRADE, Francisco Ari de; GUERRA, Maria Aurea M. Albuquerque; JUVÊNCIO, Vera Lúcia Pontes; FREITAS, Munique de Souza (org.). Caminhos da Educação: questões, debates e experiências. Curitiba: CRV, 2016. p. 201-208.
- BARGUIL, P. M. Cifranava: batizando o conjunto dos algarismos indo-arábicos. In: ANDRADE, Francisco Ari de; GUERRA, Maria Aurea M. Albuquerque; JUVÊNCIO, Vera Lúcia Pontes; FREITAS, Munique de Souza (org.). Caminhos da Educação: questões, debates e experiências. Curitiba: CRV, 2016. p. 385-411.
- BARGUIL, P. M. Educação Infantil e Educação Matemática à luz da legislação e de documentos curriculares. In: ANDRADE, Francisco Ari de; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; CHAVES, Flávio Muniz (org.). Educação, saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2016. p. 251-273.
- BARGUIL, P. M. Educação Matemática e Educação Infantil: esclarecendo alguns equívocos seculares. In: ANDRADE, Francisco Ari de; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; CHAVES, Flávio Muniz (org.). Educação, saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2016. p. 275-293.
- BARGUIL, P. M. Educação Matemática: fractais em movimento. In: CASTRO FILHO, José Aires de; BARRETO, Marcilia Chagas; BARGUIL, Paulo Meireles; MAIA, Dennys Leite; PINHEIRO, Joserlene Lima (org.). Matemática, cultura e tecnologia: perspectivas internacionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 181-214.
- BARGUIL, P. M. Esquemas mentais na Educação Infantil: desenvolvimento e diagnóstico. In: MAIA, Alberto Filho Maciel; ROCHA, Antônia Rozimar Machado; ANDRADE, Francisco Ari de; BEZERRA, José Arimatea Barros; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima (org.). Experiências e pesquisas em Educação: rumos, perspectivas e desafios. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016. p. 143-155.
- BARGUIL, P. M. Geometria na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: contribuições do Fiplan. In: ANDRADE, Francisco Ari de; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; CHAVES, Flávio Muniz (org.). Educação, saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2016. p. 233-250.
- CAVALCANTE, C. O. ; BARGUIL, P. M. Educação Matemática na pré-escola: a orientação espacial. In: DIAS, Ana Maria Iorio; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes (org.). A Aprendizagem como razão do ensino: por uma diversidade de sentidos. Fortaleza: Imprece, 2016. p. 171-194.
- DIAS, S. M. S.; BARGUIL, P. M. O Sistema de Numeração Decimal no 2º ano do Ensino Fundamental: a diversidade de registros numéricos. In: DIAS, Ana Maria Iorio; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes (org.). A Aprendizagem como razão do ensino: por uma diversidade de sentidos. Fortaleza: Imprece, 2016. p. 233-252.
- RABELO, J. S.; BARGUIL, P. M. A organização dos espaços compõe o currículo da Educação Infantil. In: ANDRADE, Francisco Ari de; GUERRA, Maria Aurea M. Albuquerque; JUVÊNCIO, Vera Lúcia Pontes; FREITAS, Munique de Souza (org.). Caminhos da Educação: questões, debates e experiências. Curitiba: CRV, 2016. p. 233-243.
-
2015
- BARGUIL, P. M. ; MORAES, F. R. F. Educação e Sociedade: algumas contribuições teóricas aos saberes docentes. In: SILVA, Marinalva Freire; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves (org.). A Educação sob a ótica da transdisciplinaridade. João Pessoa: Ideia, 2015. p. 183-202.
- MORAES, F. R. F. ; BARGUIL, P. M. A Formação do professor de Matemática: contribuições do Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Regional do Cariri – URCA. In: ANDRADE, Francisco Ari; CHAVES, Flávio Muniz; ROCHA, Luzianny Borges (org.). Educação Brasileira: cenários e versões. Curitiba: CRV, 2015. p. 133-143.
- NASCIMENTO, T. S. ; BARGUIL, P. M. Reflexões sobre o PAIC e o PNAIC: a formação docente e a Matemática. In: ANDRADE, Francisco Ari; CHAVES, Flávio Muniz; ROCHA, Luzianny Borges; EUCLIDES, Maria Simone (org.). Educação Brasileira: aportes e tendências. Curitiba: CRV, 2015. p. 245-253.
- SILVA, A. N. ; BARGUIL, P. M. Implicações do SPAECE no currículo escolar. In: ANDRADE, Francisco Ari; CHAVES, Flávio Muniz; ROCHA, Luzianny Borges; EUCLIDES, Maria Simone (org.). Educação Brasileira: aportes e tendências. Curitiba: CRV, 2015. p. 67-75.
-
_2014
- BARGUIL, P. M. Eu, pedagogo de mim!. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL, Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (org.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 255-277.
- BARGUIL, P. M. As raízes e os frutos da disciplinaridade. As sementes de um currículo holístico. In: MORAES, Silvia Elizabeth (org.). Currículo e Formação Docente. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 219-237.
- BARGUIL, P. M. A Didática nos cursos de licenciatura: o futuro educador e a avaliação contínua. In: OLINDA, Ercília Maria Braga de; FERNANDES, Dorgival Gonçalves (org.). Práticas e aprendizagens docentes. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 57-78.
- BARGUIL, P. M. Avaliação – momento de angústia ou oportunidade de crescimento pessoal?. In: PASCUAL, Jesus Garcia; DIAS, Ana Maria Iorio (org.). Construtivismo e Educação Contemporânea. Fortaleza: Brasil Tropical, 2006. p. 145-173.
- BARGUIL, P. M. Reflexões sobre a relação professor-aluno a partir das pesquisas de Piaget e Vygotsky. In: PASCUAL, Jesus Garcia; DIAS, Ana Maria Iorio (org.). Construtivismo e Educação Contemporânea. Fortaleza: Brasil Tropical, 2006. p. 93-125.
- BARGUIL, P. M. Interdisciplinaridade: tateando de olhos abertos. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 400-413.
- BARGUIL, P. M.; LEITE, R. C. M. Voltemos às próprias coisas: o convite da Fenomenologia. In: BARRETO, José Anchieta Esmeraldo; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira (org.). Imaginando erros. Fortaleza: UFC – Casa José de Alencar, 1997. p. 77-111.